domingo, 3 de junho de 2012

Discurso do deputado Magno bacelar - Nada acrescenta à democracia do maranhao


Retirado do site da Assembléia Legislativa
Dr. Magno Bacelar - PV
magnobacelar@al.ma.gov.br
2

Audio


O SENHOR DEPUTADO MAGNO BACELAR (sem revisão do orador) - Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, galeria, imprensa, quero registrar a minha participação em duas grandes convenções da nossa região, na cidade de Chapadinha, onde a nossa convenção que aconteceu no sábado, formada por uma ampla base partidária de 13 partidos me indicou como candidato a prefeito de Chapadinha e o meu vice, Gomes, pelo partido do PSB. Foi uma grande convenção com a presença mais ou menos de cinco mil pessoas no Clube Aldeota, foi uma verdadeira revolução. Foi uma convenção magnífica, onde Chapadinha terá dois candidatos: a empresária Belezinha apoiada pelo ex-prefeito, pela força política do ex-prefeito Isaías que foi prefeito duas vezes pela cidade de Chapadinha, que elegeu o seu sucessor, e eu também aqui que estou há 12 anos, podemos dizer. Elegi-me prefeito de Chapadinha derrotando o Isaías, que ele não passou pela reeleiçãome elegi no primeiro mandato com mil votos de diferença. No segundo mandato com quase três mil votos de diferença e tive a felicidade de emplacar a sucessora, prefeita Danúbia, que se elegeu e, evidentemente, abriu mão da disputa porque percebeu que nas bases, nas pesquisas o meu nome deu evidência um pouco melhor do que era, então natural e eu quero reconhecer aqui o comportamento da prefeita Danúbia Carneiro, deputado Bira que abriu mão da disputa, do direito legitimo para realmente me indicar e estou muito satisfeito aqui nesse parlamento e não era nem o meu pensamento de disputar o pleito ali, satisfeito com esse cargo designado pela nossa governadora, como ser o vice-líder do seu governo. De estar aqui todo o dia com vocês discutindo, defendendo o governo e defendendo o nosso estado do Maranhão e representando também o Bloco Parlamentar pelo Maranhão, mas é a missão a partir do momento que nós somos convocados pela nossa principal base, cidade de Chapadinha, evidentemente nós vamos, e evidentemente estarei um pouco mais ausente desta Casa, porque estarei fazendo o meu trabalho político como eu faço diariamente aqui, e estarei nas nossas bases e evidentemente não estarei todos os dias aqui nesta Casa. Então é claro que eu terei algumas faltas porque evidentemente estarei senhor Presidente, disputando aquilo que eu gosto, o corpo a corpo, abraçando, beijando aquele calor humano, e eu comecei exatamente no domingo, domingo levantei quatro e meia da manhã e parti para o mercado, visitando, conversando, percorrendo e graças a Deus uma verdadeira satisfação, uma verdadeira satisfação. Comecei quatro e meia e terminei às dez horas da noite, é a política, é o dinamismo, é o corpo a corpo, é o contato pessoal e graças a Deus uma satisfação, começou 04h30min, meu nome foi muito bem aceito deputado Othelino, deputado Marcelo e inclusive o PSB participa da nossa coligação e evidentemente será uma disputa brilhante, uma disputa acirrada, uma disputa voto a voto deputado José Carlos, por que deputado José Carlos? Porque a minha adversária já vem há quatro anos fazendo a sua campanha e eu não me preparei com o carro de som, com absolutamente nada. Não me programei, mas evidentemente deputado Manoel Ribeiro, como eu sou conhecido, fiz uma prestação, um levantamento dos meus 12 anos de gestão hoje no comando de Chapadinha e os 12 anos do comando do outro prefeito. Então, é o povo que vai julgar e evidentemente nós vamos lutar da melhor forma possível, mas transparente, mas democrática possível. Portanto, eu quero dizer a todos os deputados aqui presentes, nossos colegas deputados e deputadas que será uma campanha de alto nível, defendendo as propostas porque realmente eu tenho realizações daquele município. Aquilo que eu fiz pela educação no município de Chapadinha aonde formei praticamente todos os professores; fiz uma verdadeira revolução no município de Chapadinha. Aquela Universidade Federal do Maranhão levei para Chapadinha com os cursos de Agronomia, Zootecnia e Biologia, porque o meu sonho era de Medicina. Está lá instalado. Hoje é a nova realidade. Outra Faculdade se instalou em Chapadinha. Chapadinha é um dos maiores salários para professor. Professores que nós formamos. Então, nós fizemos uma verdadeira revolução na educação. Na questão do funcionalismo Presidente Arnaldo Melo, quero dizer a V. Exa que quando eu deixei o município de Chapadinha, eu deixei com o maior salário mínimo do Brasil. Eu fiz questão pagando um piso 5% maior do que pagavam, só comparando com o Estado de São Paulo que era o Governador Geraldo Alckmin. Então lá realmente eu procurei fazer as políticas públicas com muita responsabilidade. Municipalizei deputado Rigo Teles o sistema de saúde pública, só tinha dois médicos e eu deixei com quase 50 médicos. Os problemas sociais, eu asfaltei a cidade, fiz as estradas vicinais, as pontes, a libertação daquele povo, e mais uma vez eu estarei nessa luta, eu estarei nesse debate evidentemente praticamente  disputando eleição de dois em dois anos e nós estaremos lá porque é o momento democrático que todos nós temos que de certa forma não recuar jamais. Então eu fico feliz porque a nossa chapa, Magno Bacelar prefeito já por três vezes, deputado André Fufuca, três vezes e o título que eu saí Nota Dez? Não é porque eu passei na Faculdade do Rio de Janeiro em primeiro lugar, passei em primeiro lugar deputado Milhomem para engenharia civil, primeiro lugar pra engenharia eletrônica e fiz a melhor faculdade de medicina desse país, quando eu me formei, que era a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, me dediquei, não foi isso que me deu só com notas boas, mas pelo trabalho que eu fiz exatamente no município de Aldeias Altas, construí um hospital de 150 leitos, um hospital até com UTI naquela oportunidade, trabalho com responsabilidade e com dinamismo. Então é claro, trabalhei como médico durante dez anos e depois eu abri mão para me tornar político e nunca retornei mais ao trabalho de cirurgião, de médico, e evidentemente eu estou ai mais uma vez deputada Cleide, quantas e quantas noites eu não passei no hospital de V. Exa salvando vidas ,os baleados, os esfaqueados dentro daquela UTI do seu hospital, que eu tinha o prazer de trabalhar com a médica Cleide Coutinho.
A SENHORA DEPUTADA CLEIDE COUTINHO – Deputado Magno me permite um aparte?
O SENHOR DEPUTADO MAGNO BACELAR - Com o médico Humberto Coutinho, com o doutor Nelson, fazendo daquela Caxias uma verdadeira revolução.
A SENHORA DEPUTADA CLEIDE COUTINHO – Deputado Magno.
O SENHOR DEPUTADO MAGNO BACELAR – Pois não deputada.
A SENHORA DEPUTADA CLEIDE COUTINHO (aparte) – Eu gostaria de cumprimentar Vossa Excelência e dar o meu testemunho do seu trabalho médico em Caxias, que, realmente, me encantou e foi louvável, responsável, competente, sem preguiça e, acima de tudo, com muita humanidade e, com certeza, eu, como diretora daquela casa, lhe dou agora meus agradecimentos e meus parabéns pela sua conduta, enquanto foi médico, lá em nossa casa, na nossa cidade. Muito obrigada por ter passado por nossa cidade.
O SENHOR DEPUTADO MAGNO BACELAR – Inclusive, senhor Presidente, eu tenho que registrar, senhora deputada, o grande momento que eu vivi, na cidade de Caxias, porque lá eu fui recebido de braços abertos pela Casa de Saúde e Maternidade de Caxias. Lá onde fazia diariamente 10 cirurgias de próstata, de tireóide, de estômago, de tudo. As cirurgias que ainda não eram feitas no Maranhão, nós fazíamos muito, na cidade de Caxias. Eu, formado, deputado Bira, na faculdade pública. Eu, evidentemente, deixei aquele mandato de médico, aquela luta para entrar na política e quando a gente entra, a gente entra com a consciência do trabalho. Dizer, deputado Milhomem, que o meu patrimônio é o mesmo patrimônio, deputado Fábio Braga, é o mesmo de quando eu entrei na política; porque vocês sabem que tem determinadas pessoas que entram na política para ter enriquecimento, agiotagem. Vocês observem, por exemplo, deputado Zé Carlos, tudo que eu tenho está declarado na minha Receita Federal, até a quantidade de cabeças de gado que eu tenho, hectare por hectare (sem áudio) exatamente com minha mulher Fernanda Bacelar, onde tive um teretetê pelo meio, com a secretária minha, onde originou um filho que é muito orgulho, o Magno Moacir Bacelar Nunes, que representa o meu filho e, evidentemente assumi de postura, quando eu era prefeito, em Chapadinha, não neguei que eu tive um filho fora do casamento, porque um homem público não pode jamais esconder debaixo do tapete, tem que assumir e isso eu assumi e não tenho vergonha de lhe dizer em qualquer lugar, deputada Priscila, a linda Deputada Priscila que veio abrilhantar este Parlamento Estadual. Portanto, meus amigos, é com essa firmeza, é com essa determinação, é com essa luta que eu coloco, mais uma vez, o meu nome para o julgamento, o julgamento público de toda a população de Chapadinha que me conhece, que me abraça, o homem que trabalhou e que criou o programa da casa, deputado José Carlos. E, deputado José Carlos, eu quero dizer a V. Ex.ª que eu tenho muito respeito por V. Ex.ª tudo que acontece dentro do Parlamento é um procedimento natural. Eu quero dizer e vou reconhecer aqui uma coisa: eu fiquei muito feliz, quando eu tive o conhecimento, através da nossa prefeita Danúbia Carneiro, que o município de Chapadinha será contemplado com praticamente quase mil casas a mais pela Caixa Econômica Federal. Outro dia eu subi nesta tribuna aqui para dizer que a Caixa Econômica Federal estava, de certa forma, colocando dificuldades. Mas eu quero dizer a V. Ex.ª, deputado José Carlos, que eu compreendo, mas nós podemos saber que nós somos políticos e nós que estamos em contato com as carências, com as deficiências, nós procuramos, de certa forma, lutar e defender. Então, o que nós temos é esta tribuna, porque aquilo que é falado aqui é uma caixa de ressonância, ressonância para as instituições, ressonância para a nossa comunidade. E aqui nós somos guerreiros, porque aqui é o teti-a-teti. Portanto, eu quero dizer a V. Ex.ª que eu estou feliz, porque mil casas já foram implantadas pela Caixa Econômica, o Banco do Brasil já conseguiu viabilizar mais mil casas. E praticamente quase mil casas pela Caixa Econômica, e não me interessa qual a empresa, qual a construtora, o que me interessa, deputado Luciano, é que as casas vão para Chapadinha gerando emprego e renda. Hoje, deputado Othelino, a Suzano, inclusive, lá em Chapadinha, hoje, o SENAI está lá capacitando os profissionais que vão trabalhar na empresa Suzano. Nós observamos como os deputados já falaram aqui na questão também da Petrobras, o seu adiamento, também a Suzano foi adiada um pouco, mas a Suzano, deputado Manoel Ribeiro, vai ser instalada na nossa Região do Baixo Parnaíba. Portanto, eu me sinto muito feliz. E um dos meus melhores momentos políticos que eu estou vivendo é aqui nesse trabalho diário, deputado Neto Evangelista. E eu volto a dizer, o melhor Parlamento Estadual de todos os tempos, deputado Rigo Teles, é este Parlamento, é este Parlamento que se discute, é este Parlamento que se fala porque todos aqui sabem a luta para conquistar o seu mandato que foi autografado pelo povo do Maranhão. Pois para concluir aqui o nosso tempo já fazendo a nossa parte deputado Milhomem, terça e quarta-feira o Estado do Maranhão mais uma vez dando continuidade o Programa Saúde é Vida, mais dois hospitais de 50 leitos serão inaugurados aqui no nosso Estado do Maranhão, o hospital de Peritoró e o hospital também de Alto Alegre, na terça-feira com a presença do Ministro Padilha, mostrando aqui deputado Marcelo Tavares, que o Estado não está brincando, o Estado está fazendo o seu trabalho, pode demorar um pouco devido as circunstâncias, obra, processo licitatório, as dificuldades, mas o Estado está caminhando e caminhando de certa forma com certa rapidez. Muito obrigado.

Nenhum comentário: